Como?

As metodologias envolvidas com o presente plano de ação: 

As metodologias estarão divididas em duas partes - comunicação e prática - que caminharão junto ao longo do ano.  

COMUNICAÇÃO
- Apresentação do ERER+ e do presente plano de ação para profissionais da educação, equipe gestora e demais funcionárias e funcionários. É de extrema importância que todas as pessoas que fazem parte do cotidiano da escola tenham tal conhecimento. Essa ação ocorrerá em pequenas reuniões coletivas.;

- Apresentação do ERER+ e do presente plano de ação para todas as alunas, alunos e alunes. Essa ação ocorrerá com rápidas visitas nas classes, onde informações gerais serão passadas. Será deixado um endereço eletrônico onde será possível obter mais informações;

- Apresentação do ERER+ e do presente plano de ação para as famílias. Essa ação ocorrerá durante a primeira reunião de mães, pais e responsáveis.

- Palestra: Por uma escola plural, para um mundo melhor para todas as pessoas. Palestra aberta para toda a comunidade escolar, onde será apresentada com mais detalhes todo o programa do ERER+ e do presente plano de ação. Reforçando o compromisso da escola na luta contra as desigualdades e múltiplas violências oriundas dos diferentes marcadores sociais. Será possível tecer um diálogo próximo e inclusive através dessa ação convocar pessoas aliadas da causa.

PRÁTICA

- Equipe ERER+: Montar uma equipe de estudantes voluntários para trabalhar nas ações desenvolvidas pelo presente plano de ação. As tarefas irão desde colaborar com a monitoria de exposições até produção de texto, cartazes e materiais audiovisuais.

- Cine ERER+: Mensalmente fazer a exibição de um filme escolhido que dialogue com as questões do ERER+, aberto para a comunidade escolar. Em algumas sessões podemos contar com debates e diálogos ao fim do filme. Inicialmente uma única sessão por mês, podendo ser repensado e adaptado de acordo com a procura.

- Mural desconstrução: Mural temático com atualização mensal. A cada mês será escolhido um tema central, onde o mural irá carregar cartazes e informações gerais. No primeiro mês as informações serão sobre o próprio ERER+ e o presente plano de ação. - Censo Identidades Produzir na escola, durante o primeiro semestre, uma pesquisa onde serão levantadas informações de como as pessoas se identificam em relação a raça/cor/etnia, gênero e sexualidade. Através desse material poderão ser criadas ações pontuais para atender as especificidades que surjam. - Material promocional Em diálogo com o Censo Identidades, serão produzidos materiais audiovisuais – onde teremos as alunas, alunes e alunos como protagonistas – para ilustrar os cartazes, o mural e demais ações que ocorram.

- Materiais paradidáticos e transdisciplinares Canal de diálogo com as e os profissionais da educação da unidade escolar, buscando facilitar o intercâmbio de materiais para auxiliar nas aulas. Pensando aqui que todas as disciplinas precisarão ser atravessadas pelas questões do ERER+.

- ERER+ na prática docente: avaliação bimestral Profissionais da educação escreverão um pequeno relatório pontuando como conseguiu atravessar as aulas com as questões do ERER+. Será o momento para se colocar as dificuldades, as resistências e toda informação que colabore com o emprego do projeto. Quanto mais informações forem citadas, melhor serão as reflexões sobre o nosso contexto.

- ERER+: Outras conversas... Convidar profissionais e pessoas envolvidas com as questões que rondam o ERER+ para visitarem a nossa unidade escolar para uma palestra, mesa redonda ou debate.

- Além do muro das escolas. As visitas externas que estão dentro desse projeto e, ainda mais pontualmente, levar grupos de estudantes para assistir os trabalhos da Cia. Sansacroma. Sediada no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, a companhia de dança contemporânea dirigida pela Gal Martins, discute em seus trabalhos a negritudes, periferias, sexualidades, gêneros e quais corpos são socialmente validados e invalidados. Em seu trabalho Sociedade dos Improdutivos, por exemplo, investigou-se a questão da loucura e em conjunto fez coro com a luta antimanicomial.

- Fora da caixinha Uma caixa de sugestões, críticas, elogios e denuncias será disponibilizada para a comunidade escolar. As mensagens poderão ser deixadas com assinatura ou de modo anônimo. As mensagens identificadas deverão conter: Nome completo, série e e-mail. Assim poderemos responder devidamente as demandas.



________________________

Outras ações poderão surgir durante o processo acompanhando sua própria dinâmica. Caso isso ocorra iremos atualizar esse espaço com as devidas informações.  

Postagens mais visitadas deste blog

Coletivo ERER+ participa de roda de conversa sobre etnia e raça no CCA

Apresentando o plano de ação do ERER+ para alunas e alunos

Nós no Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo